O Elasticsearch é um popular mecanismo de análise distribuída que permite recursos de pesquisa complexos quase em tempo real. Os mapeamentos de tipo de campo padrão suportam tipos string, numéricos, booleanos, data e permitem documentos hierárquicos complexos. Mapeamentos de tipos de campos personalizados podem ser definidos para campos de documentos geoespaciais.
O tipo geo_point suporta geometrias de pontos que podem ser especificadas por meio de uma cadeia de coordenadas, geohash ou matriz de coordenadas. Já o tipo geo_shape suporta tipos Point, LineString, Polygon, MultiPoint, MultiLineString, MultiPolygon, GeometryCollection e GeoJSON, bem como tipos de envelope e círculo. Opções personalizadas permitem a configuração do tipo e precisão do índice espacial.
Este armazenamento de dados permite que recursos de um índice Elasticsearch sejam publicados através do GeoServer. Ambos os mapeamentos geo_pointe geo_shape são tipos suportados. Os filtros OGC são convertidos em consultas do Elasticsearch e podem ser combinados com consultas nativas do Elasticsearch em requisições WMS e WFS.
Para instalar o plugin, basta baixá-lo no repositório do Git. Depois de baixar, basta descompactar o arquivo zip, inserir os arquivos na pasta WEB-INF\lib e reiniciar o GeoServer.
Se você entrar na tela de “Stores” e ver a opção do Elasticsearch, como demonstra a figura acima, é porque o seu plugin está instalado corretamente, agora basta criar o seu Store do Elasticsearch.
Fonte: GitHub