Há 25 anos, em 23 de abril de 1982, vinte dias após o meu nascimento, era lançado na Inglaterra um pequeno computador pessoal que faria muito sucesso em várias partes do mundo. Custando menos de 100 libras (US$ 200), o ZX Spectrum – fabricado no Brasil sob o nome TK-90X – tomou de assalto o mercado doméstico de microcomputadores.
Ele é da minha idade, eu nunca cheguei sequer a ver um TK90X, mas tenho certeza que meu amigo Fábio, com certeza, já deve ter feito algumas linhas de códigos nessa “relíquia”.
Pelos padrões da época, era bastante rápido e oferecia recursos poderosos de som, cor, alta resolução, além de uma biblioteca de software com mais de nove mil títulos. Por causa dessas características, o ZX Spectrum ainda vive no imaginário de seus antigos usuários.
Durante a vigência da Reserva de Mercado (entre 1978 e 1991), o entusiasta brasileiro de informática sequer conhecia o que seria um PC, um Macintosh ou um Commodore C64. O que havia aqui eram caríssimas cópias de computadores tecnologicamente defasados, como o TRS-80.
Eu fico imaginando, como não eram essas máquinas, queria ao menos ter conhecido, tendo em vista que meu primeiro computador adquirido em 1996, um IBM Pentium K45 de fantásticos 100MHz, e 32Mb de RAM. Nossa lembro que quando o computador chegou, todos os meus amigos foram na minha casa, e acharam o máximo, muito rápido.
Para comemorar a passagem deste quarto de século, algumas dessas comunidades estão organizando festejos. O site da World of Spectrum (www.worldofspectrum.org) promete o desenvolvimento de novos aplicativos, jogos e até mesmo expansões de hardware para o arcano microcomputador.
Então, fica aqui meus PARABÉNS, ao “Avô dos PC’s”, que completa hoje um quarto de século.
Fonte: Terra Tecnologia