O WMS-C, foi o resultado de uma série de discussões na conferência FOSS4G em 2006. A recomendação descreve os passos para uma requisição WMS com uma grid pré-definida, de forma que os clientes possam pedir os dados que foram pré-renderizados e estão em cache. Mostrar a imagem do mapa que já esteja em cache pode reduzir tempo de carregamento das imagens ao ponto de ser percepitível ao cliente.
Embora alguns tentem usar proxies para tentar resolver o problema de cache do WMS, o cache do proxy sózinho não consegue dar todas as vantagens devido a não ter um conhecimento prévio do protocolo WMS, devido forma que o WMS pode se apresentar.
Renderizar o mapa para cada pedido de WMS requer tipicamente recursos de hardware, criando uma barreira para as organizações que desejam disponibilizar o acesso a seus dados via WMS. Esperamos que criando um mescanismo “simple-to-deploy” ajude na publicação de dados geográficos através dos usuários de WMS, que farão por sua vez mapas mais ricos que interessarão mais pessoas.
Fonte: TileCache