Este módulo é focado na “Linguagem Comum de Consulta” que é um padrão especificado pela OGC. Isto nos dá algo simples e fácil para trabalhar com uma cláusula SQL. Sua interação com este módulo deve ser através de uma única classe a CQL.
Como Usar?
Esta aqui o uso o mais comum para a classe de CQL:
O construtor criou o filtro; você pode criar filtros usando também o FilterFactory, mas desta forma é muito mais fácil.
A classe org.geotools.text.filter.CQL tem métodos estáticsos para analisar gramaticalmente uma String em um Filter (org.opengis.filter.Filter), Expression (org.opengis.filter.expression.Expression), ou em uma lista.
A String que define a query do CQL tem que condizer com a gramática definida pela OGC no serviço de Catalog Service for Web, v2.0.1. A equipe do GeoServer adicionou extensões e reparos a essa gramática a fim reparar erros na definição de expressões para seu uso com a biblioteca GeoTools.
Se você se estiver trabalhando com GeoTools, você pode facilmente importar o módulo CQL como um projeto do eclipse rodar a classe FilterBuilder como uma aplicação normal Java. Apresentará uma tela no console (entrada padrão) para você entrar com as suas consultas.
O CQL (Common Query Language) tem várias opções para você realizar suas querys, para você verificar as possibilidades clique aqui, e veja os detalhes.
Fonte: GeoServer