Há algum tempo (quase 1 ano) eu venho ouvindo falar sobre o WPS, e mais recentemente que ele será “incorporado” nas próximas versões do GeoServer. Mas você sabe o que é o WPS (Web Processing Service)? Caso você não saiba, eu vou tentar explicar, com base nas informações da própria OGC.
O WPS é um serviço que permite publicar processos de geoprocessamento e tarefas envolvendo dados geográficos para a internet. Esse serviço pode descrever qualquer tipo de cálculo (processo), incluindo todas as suas entradas e saídas, e iniciar a execução de processos como um Web Service.
Ele pode ser usado para definir processos tão simples como a subtração de um conjunto de dados espaciais de outro conjunto (por exemplo, determinar a diferença de casos de gripe casos entre duas épocas diferentes), ou algo mais cabeludo, como um modelo hidrológico. Os dados necessários para um WPS podem ser transportados através de uma rede ou disponibilizados num servidor.
Esse padrão suporta processos simultâneos usando métodos GET e POST e o protocolo SOAP, permitindo assim que o cliente possa escolher a interface de processamento mais apropriada (os processos específicos de implementação de WPS são definidos pelo “dono” da aplicação). Embora o WPS foi concebido para trabalhar com dados geográficos, ele pode ser usado para qualquer tipo de dado.
Para saber mais informações sobre o WPS, basta você acessar a página da OGC com as especificações do WPS.