Quem trabalha com dados espaciais por mais que utilize sempre shapes prontos (como Brasil, Municipios, entre outros) acaba em algum momento precisando editar algum shape, realizar alguma correção, ou simplesmente criar estilo/tema.
No mercado existem algumas ferramentas para isso, porém a mais conhecida delas é proprietária e sua licensa possui um preço bastante alto, principalmente quando esse número precisa ser multiplicado para atender a demanda dos colaboradores das empresas.
Uma alternativa a essa ferramenta, apesar de ainda não ser tão completa quanto a proprietária, é o gvSIG, pois com ele você consegue realizar diversas das funcionalidades. o gvSIG vem sendo bastante utilizado no Brasil, e no último Latinoware um mini-curso sobre ele foi ministrado apresentado suas funcionalidades atuais e também algumas das funcionalidades da nova versão, que vem por aí.
Para quem ainda não conhece o gvSIG eu recomendo que faça o download e realize alguns testes. Vou deixar como material de apoio, três tutoriais introdutórios escritos pelo Anderson Medeiros:
1. Dando os Primeiros Passos com o gvSIG
2. Gerando Mapas Temáticos com o gvSIG
3. Conectar PostGis com o gvSIG
Fonte: ClickGeo