“Pessoas de 42 países já baixaram os códigos que compõem a aplicação MapZoom desde seu lançamento oficial no início da semana passada – a maioria do Japão, seguido pelos Estados Unidos, Brasil, França e Alemanha. O link para download do código fonte, sob licença CC-GPL v2.0, está disponível no portal do projeto. Até o momento, o MapZoom foi desenvolvido e testado apenas com o navegador Firefox.
A aplicação, desenvolvida por Joice Käfer, da BrodTec, busca popularizar sistemas de mapas interativos usando o popular Google Maps. Hoje, a BrodTec está buscando recursos para transformar o MapZoom num gestor de conteúdo geociente. Com isto, a partir da aplicação exemplo, criada para a área imobiliária, será possível adicionar funcionalidades e refinar a busca de informações de uma forma apenas limitada pela imaginação. Uma empresa pode, por exemplo, ter uma base de dados de todas as suas unidades distribuída geograficamente. Uma unidade que apareça no mapa com um marcador em vermelho poderá representar um nível insatisfatório de desempenho em algum quesito (estoque em baixa, vendas abaixa da média).
Com a ajuda do MapZoom, agentes da lei podem alimentar o sistema com taxas de criminalidade, diretamente a partir de ocorrências policiais ou ações diretas, incluindo dados que podem ser facilmente visualizados a partir de um mapa (áreas com maior ocorrência de crimes aparecerão com mais marcadores, apontando para uma necessidade de ação da segurança pública). Pontos turísticos também podem ser cadastrados, assim como empresas, agências bancárias, hospitais, cada um caracterizado por um marcador específico, de fácil identificação.
Este foi o projeto que também originou o curso mapas interativos na Web com Google Maps API, que se inicia no próximo 03 de agosto, na Alfamídia em Porto Alegre, ministrado por Joice Käfer, com apoio de Cesar Brod.”
Fonte: BR-Linux