GeoWebCache Logo

É normal, quando se está desenvolvimendo um mapa com muitas camadas, ou camadas com muitas feições espaciais, que fique um pouco lento na hora da renderização. Dependendo da aplicação e principalmente da conexão do usuário, isso pode torna-se um transtorno e pode inviabilizar o uso do mapa.

Para contornar esse problema existem algumas providências que devem ser tormadas, como algumas configurações para o aumento da performance, e entre elas está a configuração do GeoWebCache.

As configurações abaixo levam em consideração que o GeoServer utilizado é a versão 1.7.6 ou superior, e que ele está rodando no seu endereço default ( http://localhost:8080/geoserver/ ).

Para habilitar o GeoWebCache na sua instalação do GeoServer você deve abrir o arquivo web.xml que se encontra na pasta [GEOSERVER_INSTALL]\webapps\geoserver\WEB-INF e adicionar os seguintes parâmetros:



Note que pasta GEOWEBCACHE_CACHE_DIR está apontando para a pasta C:\temp, porém deixo a indicação que a pasta utilizada seja a [GEOSERVER_DATA_DIR]\gwc ao invés da C:\temp. Além de setar as váriáveis acima, é necessário criar o arquivo geowebcache.xml na pasta GEOWEBCACHE_CACHE_DIR, veja o exemplo abaixo:



Feito isso, você deve reiniciar o GeoServer, acessar a URL http://localhost:8080/geoserver/gwc/, clicar em Dynamic list of layers, para visualizar as camadas que serão “cacheadas”. Para acessar suas camadas através do Geowebcache ao invés de acessar pela URL http://localhost:8080/geoserver/wms você deve utilizar a seguinte URL http://localhost:8080/geoserver/gwc/service/wms.

Fonte: GeoServer e GWC