Para atender à crescente demanda por um servidor geoespaciais que atenda a padrões abertos definidos pela OGC, a comunidade tem trabalhado arduamente para lançar o GeoServer 2.0.2, versão que inclui quase 100 correções de bugs e novos recursos.

A grande novidade é que a partir desta versão o GeoServer irá fornecer suporte para dados Raster do banco de dados Oracle (GeoRaster).



Alguma vez você já se perguntou qual a área geográfica que um código EPSG abrange? Um novo recurso foi adicionado para mostrar as diferentes projeções de uma forma visual, mostrando um mapa com a área de projeção de um SRID. Veja os exemplos: EPSG:2964, EPSG:3032, EPSG:22184.

A capacidade de fazer transformações de geometrias, incluída no GeoServer 2.0.1 sem muito alarde, já foi completamente documentada.

E finalmente, esta versão do GeoServer implementa o método GetStyles, um método opcional na especificação WMS que permite ao usuário recuperar os estilos ligado a uma camada específica WMS, consulte o link a seguir para um exemplo:

http://demo.opengeo.org/geoserver/wms?request=GetStyles&layers=topp:states&service=wms&version=1.1.0

Fonte: GeoServer Blog