A equipe do GeoServer acaba de anunciar o lançamento do GeoServer 2.3.0, já disponível para download. Esta versão contém seis meses de trabalho em melhorias e correções, incluindo várias importantes novas funcionalidades e melhorias, tais como:
- Um subsistema de configuração plugável (para a configuração de catálogo e de serviços)
- Agrupamento no GeoWebCache e melhorias de cota de disco
- Melhorias no subsistema de segurança
- WPS
- Melhoria no suporte ao WMS dimensions (unidades, dimensões personalizadas)
- Suporte JSON e JSONP em muitas operações OGC
- O módulo de monitoramento finalmente formar a extensão oficial
- Melhorias na qualidade de reprojeção dos Raster
- Melhorias no módulo INSPIRE para o protocolo WFS
- A nova capacidade de catálogo de todos os componentes do GeoServer através da API REST
Para aqueles mais ousados, podem experimentar as versões nightly builds da série 2.3.x que oferece uma extensão de script novo que lhe permite escrever processos WPS e pequenos aplicativos em sua linguagem de script preferida. Também foi incuído um módulo completo com a implementação do serviço WCS 2.0.
E por último, mas não menos importante, houveram algumas correções de bugs desde o lançamento RC1, você pode encontrar a lista completa no changelog do GeoServer 2.3.0. Incluem-se nesta lista, para aqueles dispostos a experimentar as versões nightly builds, um novo e rápido codificador WMS JPEG com base na libjpeg-turbo, que deve dar um bom impulso na disponibilização dos seus dados raster.
Baixe o GeoServer 2.3, experimente, e forneça seu feedback nas listas de discussão do GeoServer. Como acontece com qualquer nova versão, certifique-se de fazer backup de seu diretório de dados antes de atualizar.