As vantagens de utilização de software de código aberto e licenciamento livre, na área das Geotecnologias, são hoje reconhecidas internacionalmente. É indiscutível o seu sucesso em inúmeros projetos, incluindo os de grande envergadura e complexidade, demonstrando a maturidade e a fiabilidade daquelas soluções. Apesar disso, persistem ainda dificuldades dos usuários em dar os primeiros passos na adoção de software livre, principalmente os que usam software fechado e que demonstram uma natural inércia à mudança para esse novo mundo.
A GISVM, do inglês Geographic Information System Virtual Machine, é uma máquina virtual construída exclusivamente com software livre, e concebida para facilitar a iniciação em soluções de software livre para Sistemas de Informação Geográfica (GIS).
Criada na plataforma VMware, tem pré-instalado o sistema operacional Ubuntu (Linux) e um conjunto de aplicativos para GIS, devidamente configurados e prontos para utilização. Do vasto conjunto de aplicativos disponíveis no mercado de software livre para GIS, foram selecionados alguns dos mais populares de forma a disponibilizar as principais ferramentas que um usuário possa necessitar para a área das Geotecnologias.
Você pode obter mais informações sobre o GISVM lendo um artigo na página 15 da 3ª edição da Revista FOSSGIS Brasil.