Como foi visto no artigo anterior, existem várias alternativas de ferramentas Open Source GIS no mercado, mas o questionamento que muitos fazem é: quando devo optar pelo open source em meus sistemas? Sempre vale a pena optar por ferramentas open source?
É sabido que custo com licenciamento não é o único fator avaliado na hora de optar por um software, outras questões têm que ser levadas em consideração. Veja abaixo, uma tabela que apresenta outros custos envolvidos no processo de aquisição de software:
O software livre deve ser adotado quando além da necessidade de menor custo, a empresa tiver a necessidade de liberdade de modificação no software, disponibilidade do aplicativo, possibilidade de escolha, velocidade na correção e segurança.
É claro que cada caso deve ser analisado individualmente, mas pela experiência posso dizer que sempre vale a pena adotar ferramentas open source em qualquer projeto GIS quando os pontos acima citados forem necessidades do seu projeto.
Com o passar dos anos, e com o seu amadurecimento o software livre tem provado ser uma alternativa válida à utilização dos software proprietários. A busca constante das comunidades pela qualidade, o baixo custo e a segurança tornaram os programas livres um produto competitivo no mercado, em especial para as pequenas empresas, que podem tornar o seu negócio mais competitivo com a utilização de software ajustados adequadamente para o seu perfil.