Uma das principais dificuldades que os usuários do GeoNode registam habitualmente, é a edição de metadados como sendo uma tarefa tediosa e que consome tempo, o que os obriga a preencher um monte de campos e informações.
Se você compartilha essa dor vai ficar feliz em saber que a GeoSolutions está trabalhando em melhorias para a edição de metadados nativa no GeoNode, no entanto, enquanto não fica pronto estão realizando uma correção no plugin Metatools do QGIS, para que os usuários possam facilmente usá-lo para criar e atualizar os metadados a partir de modelos e realizarem o upload para o GeoNode.
O desenvolvimento deste plugin parou por um longo tempo para a versão 0.3.0, e, recentemente, tornou-se incompatível com as últimas versões do QGIS. Em particular, o editor começou a exibir erros e exceções em tempo de execução fazendo o plugin inutilizável.
Recentemente foram corrigidas estas questões e criada uma solicitação de recebimento que foi aceite e incorporada a versão 0.3.1 do plugin Metatools que já está disponível para download.
Como o plugin Metatools funciona
O plug-in pode ser facilmente instalado no QGIS através do gerenciador de plugins, como mostrado abaixo. Você precisa ativar o QGIS para buscar também os plugins experimentais.
Agora você pode importar um conjunto de dados para o QGIS. Por exemplo, um ESRI Shapefile como mostrado abaixo.
O plugin está acessível através da barra de ferramentas do QGIS, conforme apresentado na figura abaixo.
Para ser compatível com GeoNode, você precisará importar um modelo de metadados XML (OGC CSW). Isso pode ser facilmente gerado pelo próprio GeoNode. Use o widget “Importar metadados” do Metatools, a fim de importar o modelo como mostrado abaixo.
Usando o “editor de metadados” Metatools você pode facil e rapidamente editar os valores de campo, como o título ou o autor do metadado.
Visualizar os metadados usando o “visualizador de Metadados” Metatools como mostrado abaixo.
E, finalmente, exportá-lo como um arquivo XML para publicação no GeoNode. Envie o ESRI Shapefile juntamente com seu arquivo XML de metadados, permitirá ao GeoNode reconhecer automaticamente os campos e configurar o metadados no backend para você automaticamente, como mostrado abaixo.
Após inserido os arquivos, veja o resultado:
Gostaria de agradecer a equipe da GeoSolutions, pelo excelente trabalho realizado neste plugin.
Fonte: Blog da GeoSolutions