Através de uma iniciativa do Argonne National Laboratory e do Instituto de Computação da Universidade de Chicago, que criaram ferramentas computacionais para entender melhor as cidades, foi criado o Plenar.io, um centro de dados geoespaciais abertos.
O que é Plenário?
Ao longo dos últimos quatro anos, as agências governamentais têm publicado mais e mais de seus dados em portais de dados abertos. No entanto, alguém que quer fazer um levantamento de todos os dados disponíveis para a sua cidade pode ter que procurar através dos diversos sites de sua cidade, município, estado e do governo federal para reunir todos os conjuntos de dados de que necessita.
O Plenar.io reúne conjuntos de dados de fontes diferentes e permite aos usuários encontrar todos os dados disponíveis para a sua área de interesse com uma única consulta espacial. Além de ajudar na descoberta de dados, Plenar.io pode trabalhar na preparação de dados através da aplicação de filtros antes de disponibilizá-lo ao usuário.
Com esses avanços, Plenar.io permite aos usuários estudar regiões ao longo de períodos de tempo especificados usando todos os dados relevantes, independentemente da fonte original, e representar os dados como uma série única. Ao fornecer um hub único e centralizado de dados abertos, a plataforma permite aos cientistas fazerem as perguntas certas, com o mínimo de restrições possível.
Fonte: PostGIS.net