Logo pela manhã estava lendo o meu twitter e vi um post sobre o FOSS4G Argentina, que inicia hoje (05/04). Entrei no site e vi a grade da programação do evento, fique bastante empolgado com a diversidade de assuntos e também com o formato que adotaram para o evento (Palestras e Mini-cursos), que é o de minha preferência.
Depois que vi, fiquei me questionando: Por que não conseguimos realizar um evento desse porte aqui no Brasil? Já tivemos alguns eventos exclusivos de GIS livre como o ENUM (que era mais focado no MapServer), GeoLivre Conference (que infelizmente teve apenas uma edição), e também um bloco de GIS no Latinoware, mas que infelizmente a alguns anos não aconteceu mais.
Me pergunto, o porque um país tão grande, com tantas pessoas competentes e engajadas com o Open Source GIS não tem um evento anual para reunir a comunidade, trocar experiências, fazer networking e confraternizar. Sinceramente, não consigo chegar a uma resposta, mas tenho algumas teorias:
– Será o reflexo da nossa colonização, de exploração? Será que estamos fazendo com software livre o mesmo que fizeram conosco na época da colonização? Vejo poucas empresas apoiando realmente o software livre, na realidade vejo sempre as mesmas.
– Será que é devido a falta pessoas se levantarem e se organizarem para realizar um evento desse porte (me incluo nesse item)?
– Ou em decorrência do item acima, das organizações internacionais de Open Source GIS não olharem para o Brasil?
Minha pergunta é, até quando será assim? Temos grandes comunidades de QGIS, gvSIG, GeoServer, i3Geo entre outras, não tenho dúvidas que temos plenas condições de nos unirmos e realizarmos um evento tão bom quanto o FOSS4G Argentina, só depende de nós.
Desculpem o desabafo!