Há 3 meses atrás publiquei um post falando sobre um mapa que continha informação de mais de 1.600 portais de open data ao redor do mundo, inclusive aqui do Brasil. Na época não cheguei a entrar nos portais pra dar uma olhada nos dados.
Esta semana eu recebi uma mensagem de um grande amigo falando que estava precisando de uma informação que estaria “disponível” no portal DataGeo (Secretaria de Meio Ambiente de SP). Ele me passou o link do portal, e eu entrei no mapa interativo e não achei a opção de baixar os dados em formato vetorial, baixei então o arquivo no formato csv e nada de informação geográfica.
Por acaso descobri o endereço direto do GeoServer, e fui então tentar baixar a camada pela interface administrativa, quando tive a seguinte surpresa: “Service WFS is disabled“.
Pensei, é isso mesmo? Um portal de open data que não disponibiliza os dados? Pra que server esse portal então? Ele é apenas um portal de consulta de dados, onde está o compartilhamento da informação?
Depois da desagradável surpresa, decidi voltar ao post que publiquei a 3 meses atrás e dar uma olhada nos portais de open data com calma. Visitei os portais de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Alagoas, Fortaleza e de São Paulo.
Com excessão de SP, em todos os outros eu encontrei dados espaciais. Alguns com mais, outros com menos. Porém, apenas o portal de Fortaleza que achei um pouco confuso, pois os formatos para download do dado espacial estão separando os arquivos shp, shx, prj e dbf ao invés de possuir uma opção “zip shape” com os 4 arquivos para facilitar a vida do usuário.
No mais, acredito que estamos no caminho certo, e que aos poucos os portais de open data apareçam mais e mais aqui no Brasil.