Quando se está trabalhando no QGIS com camadas através de conexões WMS em alguns momentos pode-se perceber que as camadas estão tendo algum delay, por motivos da rede ou até mesmo do servidor em que estão hospedadas as camadas.

Curiosamente o cache para camadas WMS não está habilitado por padrão no QGIS. Para aproveitar melhor as conexões WMS, WMS-C ou WMTS – e se você tem algum espaço em disco para dedicar – é uma boa idéia habilitar o cache nestes poucos passos a seguir:

Vá até a opção de menu Configurações (Settings) >> Opções (Options):

qgis_wms_cache1

Ao abrir a tela de Opções vá até a aba ” Rede (Network)”. Nessa tela, em “Configurações de cache (Cache settings)”, selecione uma pasta e escolha uma pasta para armazenar os arquivos de cache. Certifique-se de que há espaço livre na pasta para armazenadar os arquivos ao longo do tempo.

Aqui eu escolhi a pasta “/tmp” e criei dentro dela uma nova pasta chamada “qgis_wms_cache”:

qgis_wms_cache2-768x498

Eventualmente podemos mudar o período de expiração padrão das tiles WMS-C/WMTS (horas) para mais de 24 horas.

Aqui eu vou mudar para 24 * 30 = 720 horas, e o tamanho do cache vou aumentar para 250MB (escrito como 250000, uma vez que a unidade utilizada aqui é o kilobytes):

qgis_wms_cache3-768x498

Agora basta pressionar o botão “OK” e fechar a janela e o seu QGIS já estará com a geração de cache habilitada para conexões WMS.

Fonte: GFOSS Blog