Aos que seguem o blog, não fiquem assustados, esse post não tem realmente nada a ver com GIS, porém Street Fighter é algo que me acompanha desde 1992.
A pouco tempo comprei novamente um SNES, e logicamente, a fita Street Fighter 2. Esta semana procurando por conteúdo de jogos no YouTube, encontrei essa série de vídeo muito bem narrado que conta em detalhes toda a história do jogo desde a versão 1 até a versão 4.
Pra quem assim como eu, é fã desse jogo, e tem curiosidade sobre a história e a trajetória do jogo, vale a pena assistir os vídeos.
Hoje Street Fighter é a mais consagrada e influente franquia de jogos de luta, mas seu começo foi bem diferente e quase que este jogo passou em branco. Conheço nos mínimos detalhes do jogo de 1987 que seu origem à série Street Fighter!
Depois do inicio morno com o primeiro Street Fighter, a segunda geração veio para consagrar a fórmula e se tornar o clássico dos clássicos que conhecemos hoje. E por causa de todo este sucesso, várias versões do Street Fighter II saíram, evoluindo personagens como Ryu, Ken, Chun-li entre outros, e ainda trazendo novos como o misterioso Akuma.
Com a franquia consagrada, chegou a hora da Capcom fazer sua sequência. Ou melhor, sua pre-sequencia. Street Fighter Zero (ou Street Fighter Alpha) traz uma nova jogabilidade cheia de golpes especiais, e conta as origens dos personagens Akuma, Bison, Ryu, Ken, Sagat e muito mais.
Cheia de confiança e recursos, a Capcom tentou esmagar seus concorrentes com o Street Fighter 3, rodando na poderosa placa CPS-3. Porém, as mudanças não foram muito bem aceitas pelos fãs, e a franquia sofreu a maior crise da sua história, pelo menos até que tudo fosse consertado em Street Fighter 3rd Strike, o jogo que beirou a perfeição.
Quinta e última parte da nossa maratona A História de Street Fighter, onde vemos o Street Fighter IV, a geração que colocou a série definitivamente no mundo 3D, e renovou não só a franquia como também os jogos de luta.
Fonte: Valberan Games