O OpenMapTiles (http://openmaptiles.org) fornece a maneira mais rápida de configurar estilos para mapas mundi com software de código aberto. Em poucos minutos, você pode ter seu próprio servidor de tiles pronto para uso em seus sites ou produtos.
Para isso, basta baixar as tiles vetoriais pré-geradas e começar a utilizar o projeto que transforma os dados do OpenStreetMap publicamente disponíveis em pacotes prontos para uso contendo tiles vetoriais para todo o planeta, países individuais e grandes cidades.
Mosaicos de mapas baixados podem ser exibidos em sites com JavaScript, em aplicações móveis em Android e iOS (mesmo off-line), ou transformadas em tradicionais imagens de alta resolução para impressão. Você pode iniciar lendo a documentação do projeto, para ver como fazer funcionar na sua aplicação.
Todo o projeto é open-source, documentado e vem com uma licença amigável, mesmo para uso comercial (BSD + CC-BY). O projeto reutiliza muitos componentes de código aberto, desenhos de mapas e padrões abertos da comunidade OSM & FOSS e Mapbox Inc. O trabalho sobre o novo esquema de tiles vetoriais foi feito em cooperação com Paul Norman e Wikimedia Foundation e inicialmente modelado após o cartografia do mapa base de Positron da Carto (ex CartoDB), com sua permissão.
Com OpenMapTiles não há lock-in para uma única plataforma de hospedagem ou provedor, e as partes interessadas podem adotar seu fluxo de trabalho e fazer a geração das tiles, bem como hospedagem completamente independente e in-house.
O projeto OpenMapTiles é um sucessor do OSM2VectorTiles, um projeto que ganhou o Prêmio OpenStreetMap Inovação de 2016, no SOTM em Bruxelas e que começou na Suíça com um estudante a bacharel em HSR Rapperswil em cooperação com Klokan Technologies GmbH.
Fonte: Klokan Technologies