Em 2010, o ano em que o Reino Unido lançou seu portal de dados aberto, um relatório da Iniciativa de Transparência e Responsabilidade destacou a promessa e o potencial dos dados abertos para melhorar os serviços e criar crescimento econômico.
Nos cinco anos seguintes, o progresso do Reino Unido na abertura de seus dados tem sido pioneiro e rápido, mas não sem desafios e questões sobre impacto. É este sucesso qualificado que os levou a comissionar este relatório em um esforço para entender se a promessa e o potencial de dados abertos estão sendo realizados.
O autor do relatório, Becky Hogge, descobre que os dados abertos tiveram impacto catalítico e significativo e que o tempo provavelmente revelará ainda mais valor. Ela também sinaliza desafios e obstáculos críticos, incluindo conjuntos de dados fechados, dados valiosos que não estão sendo coletados e considerações importantes de privacidade.
A Omidyar Network defendeu os dados abertos como um ingrediente chave para uma governança mais efetiva, eficiente e justa e uma cidadania mais capacitada e comprometida. Este relatório revitaliza o compromisso com este espaço e admiração pelas organizações que estão trabalhando diariamente para maximizar o valor dos dados abertos.
Baixe o relatório completo aqui.
Fonte: Open Data Charter