A equipe de desenvolvimento do PostGIS lançou o PostGIS 3.0.0alpha1 recentemente. Ainda há mais mudanças a serem adicionadas, como um melhor aproveitamento dos aprimoramentos do PostgreSQL 12.
O post escrito pela Regina Obe detalha as mudanças que o usuário verá no 3.0.0alpha1 que afetam a instalação e a atualização. O intuito é que essas mudanças tornem mais fácil para os usuários instalarem e atualizarem as extensões do PostGIS.
O PostGIS Raster agora é uma extensão separada do PostGIS. Desde o PostGIS 2.0, a funcionalidade raster faz parte da extensão PostGIS. Ela cresceu tanto que é tão grande quanto a geometria (geometry), e o suporte vetorial de geografia (geography). Algumas pessoas se queixaram das 300 funções extras que tinham para “percorrer” se não fossem usuários da funcionalidade Raster. Como ela era parte da extensão postgis, também significava que, se você não quisesse compilá-lo com raster, também não obteria nenhuma função da extensão PostGIS e teria que recorrer à instalação dos scripts antigos.
Depois de muito discutir sobre a melhor maneira de resolver isso e fazer uma atualização tranquila, foi apresentado um plano e o trabalho necessário para desvincular a parte Raster da extensão PostGIS e transformá-la em sua própria extensão. Dito isto, se você está atualizando de uma versão 3.0 do PostGIS, você deve atualizar da seguinte forma:
ALTER EXTENSION postgis UPDATE; SELECT PostGIS_Extensions_Upgrade();
Se você não precisa do raster, você pode seguir o exemplo acima complementando com:
DROP EXTENSION postgis_raster;
Seguindo em frente, especialmente se você tiver muitas extensões PostGIS, em vez de atualizar uma a uma, você pode executar o seguinte comando (que foi introduzido na versão 2.5 e estendido na 3.0):
SELECT PostGIS_Extensions_Upgrade();
O comando acima vai atualizar todas as extensões iniciadas com postgis_ para você para a última versão instalada.
Se você estiver instalando o PostGIS e precisar apenas de suporte a vetores, você pode fazer:
CREATE EXTENSION postgis;
Para usuários da extensão raster, você pode adicionar esta linha:
CREATE EXTENSION postgis_raster;
Se você prefere ter seu postgis em um esquema dedicado (não no public), esteja avisado, que você DEVE instalar todas as extensões do postgis no mesmo esquema porque elas são qualificadas pelo esquema e dependem da extensão postgis.
Eu sinceramente, gostei muitos desses aprimoramentos da versão 3.0. Acho muito válido a opção do PostGIS Raster ter virado uma extensão separado, assim como já é o PgRouting, por exemplo. Espero mais notícias como essas durante o processo de desenvolvimento, tendo em vista que estamos apenas na versão alpha.
Fonte: Boston GIS