Prezados leitores,
Vocês sabiam que é possível exigir que um ou mais arquivos estejam disponíveis para que o GeoServer suba?
Se o diretório de dados estiver em um sistema de arquivos da rede, pode ser desejável, por razões de segurança, que um ou mais arquivos ou diretórios existam antes do GeoServer iniciar, para evitar que o GeoServer volte a uma configuração insegura padrão se o diretório de dados parecer estar vazio devido à perda deste recurso de rede.
Para exigir que arquivos ou diretórios existam, use qualquer um dos métodos para definir a variável GEOSERVER_REQUIRE_FILE. Não especifique um ponto de montagem, pois isso ainda existirá se um sistema de arquivos de rede não estiver disponível; em vez disso, especifique um arquivo ou diretório dentro de uma montagem de rede. Por exemplo:
Variável de ambiente:
export GEOSERVER_REQUIRE_FILE=/mnt/server/geoserver_data/global.xml
Propriedade do sistema Java:
CATALINA_OPTS="-DGEOSERVER_REQUIRE_FILE=/mnt/server/geoserver_data/global.xml"
Parâmetro de contexto de servlet:
<web-app> ... <context-param> <param-name>GEOSERVER_REQUIRE_FILE</param-name> <param-value>/mnt/server/geoserver_data/global.xml</param-value> </context-param> ... </web-app>
Você pode ainda especificar vários arquivos ou diretórios que devem existir, separando-os com o separador de caminho ( : no Linux, ; no Windows):
Variável de ambiente:
export GEOSERVER_REQUIRE_FILE=/mnt/server/geoserver_data/global.xml:/mnt/server/data
Para a propriedade do Java e para o parâmetro de contexto do servlet, basta seguir a mesma lógica acima. Veja o vídeo abaixo no YouTube explicando todo o processo.
Fonte: GeoServer Documentation