Antes de entrar no mundo da programação, é ideal entender alguns conceitos que estão por trás do universo da programação. Por isso separamos 5 conceitos muito usados, são eles:

#Servidor: Um servidor é um software ou computador, com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores, também conhecidos por clientes. Existem diversos tipos de servidores (DNS, Proxy, FTP, entre outros).

#Database: Ou banco de dados, funciona como uma biblioteca repleta de informações, o cérebro que faz os sites serem dinâmicos. Um desenvolvedor back-end precisa ser capaz de trabalhar com a maioria dos bancos existentes, como MySQL, MongoDB, PostgreSQL, entre outros.

#API: API (Application Programming Interface, ou Aplicação de Interface de Programação). Uma API nada mais é que uma interface que permite que dois sistemas, ainda que criados com tecnologias diferentes, se comuniquem através de uma linguagem comum.

#Escalabilidade: A tecnologia continua mudando, os modelos de negócio mudam e o sistema de back-end precisa ser construído de forma a se adaptar facilmente à essas mudanças. É para isso que serve a escalabilidade, um dos conceitos mais importantes no back-end. É preciso pensar em quão flexível é a estrutura de uma aplicação para acomodar novos códigos, mais tráfego e dados.

#Segurança: O desenvolvedor back-end precisa seguir práticas consistentes de segurança, sempre se perguntando: os formulários de login e outras autenticações são processados por meio de um HTTPS reforçado? Os dados estão sendo criptografados sempre que são armazenados?

Fonte: webgis.tech
Instagram: https://instagram.com/webgis.tech
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/webgis-tech

E aí, você já conhecia esses conceitos? Deixe seu comentário 👇