Talvez você já tenha escutado algumas vezes a frase: “PostGIS é uma extensão espacial do PostgreSQL”.
Isso não significava que você tivesse ou tenha alguma ideia do que isso significa, e que você sabia o que é o PostgreSQL, quiçá o PostGIS.
Mas não se preocupe, você não sairá desse post sem saber o que é cada um deles.
PostGIS é um extensor de banco de dados espacial de código aberto e disponível gratuitamente para o PostgreSQL Database Management System (também conhecido como DBMS). Portanto, PostgreSQL (também conhecido como Postgres) é o banco de dados e PostGIS é como um complemento desse banco de dados.
Resumidamente, o PostGIS adiciona funções espaciais, como distância, área, união, interseção e tipos de dados de geometria ao PostgreSQL. Os bancos de dados espaciais armazenam e manipulam objetos espaciais como qualquer outro objeto no banco de dados.
👉 E qual a vantagem de utilizá-lo?
Na prática temos algumas vantagens em utilizá-los, mas a principal é a possibilidade de trabalhar com grandes conjuntos de dados. Não é apenas mais fácil, mas às vezes é quase impossível trabalhar em conjuntos de dados maiores sem um banco de dados.
📍Você já tentou abrir um arquivo CSV de 2 GB?
📍Ou tentou fazer algum geoprocessamento para um GeoJSON de 800 mb?
📍Você sabia que os Shapefiles têm um limite de tamanho?
É claro que você pode resolver alguns desses problemas usando o Geopackage ou alguns outros formatos de arquivo, mas em geral o PostGIS é a ferramenta ideal para lidar com grandes volumes de dados (geoespaciais).
Fonte: webgis.tech
Instagram: https://instagram.com/webgis.tech
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/webgis-tech
E você, já conhecia o PostGIS? Conta nos comentários 👇