O DATUM é um termo utilizado na área da geodésica que se refere a um sistema de referência utilizado para determinar as coordenadas geográficas na superfície da Terra. Ele é fundamental para a realização de medições precisas e confiáveis em projetos de cartografia e geoprocessamento.
👉 É baseado em alguns princípios fundamentais:
📍 Considera a Terra como um elipsoide, ou seja, um corpo sólido de formato semelhante a uma esfera achatada nos polos e alongada no equador.
📍 Leva em conta a gravidade terrestre, rotação da Terra e a distribuição de massa em seu interior.
A diferença entre um datum e outro é baseada em modelos matemáticos distintos da forma e dimensões da Terra e do fator adicional da projeção, seja por razões históricas, seja para garantir uma representação gráfica mais proporcionada; tomando como exemplo o Japão, onde usam um ponto da projeção que não está no centro da Terra, mas em algum lugar sob o Japão, isto permite uma menor distorção numa projeção de uma esfera sobre plano quando o Japão é representado, mas no entanto o uso dessa projeção para os Estados Unidos ou para o Brasil resultaria em um mapa muito estranho.
👉 O uso do DATUM possibilita diversos benefícios, veja:
📍 Precisão nas medições
📍 Padronização global
📍 Compatibilidade com Sistemas de Posicionamento Global (GPS)
📍 Melhoria na precisão dos mapas
O DATUM apresenta diversos benefícios, no entanto, seu uso também apresenta desafios, como a necessidade de atualização constante e a complexidade dos cálculos.
O futuro do DATUM está ligado ao avanço da tecnologia, o que permitirá realizar medições ainda mais precisas e eficientes.
Gostou desse post? Conte nos comentários 👇
Fonte: webgis.tech
Instagram: https://instagram.com/webgis.tech
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/webgis-tech