As conhecidas geotecnologias extrapolam os limites de sua ciência de desenvolvimento e aplicação. Dentre os vários setores produtivos nos quais ela é utilizada, a silvicultura é uma atividade que aproveita ao máximo o universo de soluções para diversos setores da gestão florestal. Tudo o que ela tem para oferecer pode ser aproveitado em benefício da gestão florestal. A geotecnologia se apresenta como uma ferramenta poderosa, oferecendo novas maneiras de se coletar dados, monitorar ecossistemas florestais e tomar decisões informadas. Atualmente é impossível imaginar que a gestão de uma floresta plantada possa ser realizada sem o uso desta potente ferramenta.

O drone, por exemplo, como ferramenta é um grande marco na geotecnologia. A possibilidade de municiar cada equipe de campo com um drone com uma câmera fotográfica embarcada elevou o nível da geotecnologia aplicada na silvicultura a um patamar nunca vivenciado. Claro que este avanço teve que superar questões como a dificuldade no processamento de tantas imagens capturadas, na identificação de indivíduos e na separação entre espécies através de técnicas de sensoriamento remoto. Dificuldades essas que se ampliaram com o surgimento de sensores LiDAR embarcados, que detalha o espaço com precisão milimétrica, sendo certo que a resolução dessas demandas abriu muitas possibilidades para o manejo silvicultural, especialmente para o inventário florestal.

Atualmente o estado da arte da geotecnologia aplicada na silvicultura está representada nos seguintes usos:

📍 Big Data Geoespacial: A explosão de dados geoespaciais gerados por uma variedade de fontes, incluindo sensores remotos, dispositivos móveis e estações de monitoramento, está impulsionando o desenvolvimento de técnicas de análise de big data geoespacial. Isso inclui algoritmos de machine learning e inteligência artificial para análise de padrões espaciais, previsão e tomada de decisões.

📍 Internet das Coisas (IoT) Geoespacial: A integração de sensores geoespaciais em equipamentos de monitoramento cria um ambiente de IoT geoespacial. Isso permite a coleta contínua de dados em tempo real sobre o ambiente e árvores individuais aumentando a compreensão das interações floresta-ambiente.

📍 Geotecnologia para Inteligência Artificial: A geotecnologia está sendo integrada a algoritmos de inteligência artificial para uma variedade de aplicações, incluindo detecção de mudanças no uso da terra, identificação de espécies individuais e doenças a partir de imagens aéreas, previsão de eventos climáticos extremos, otimização de recursos operacionais, entre outras.

Não há dúvidas que a geotecnologia tem enorme participação no aumento da produtividade florestal experimentada nos dias de hoje, seja na melhoria do manejo, na conservação hídrica e do solo, seja no aproveitamento de regiões antes consideradas inaptas para a silvicultura.

Fonte: webgis.tech
Instagram: https://instagram.com/webgis.tech
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/webgis-tech