Este é o último post da série “Melhorando a performance”, e hoje trataremos de mais algumas configurações que podem ajudar nesse quesito.
1. O Log
O Log pode afetar visivelmente o desempenho do seu servidor. O alto nível de detalhamento dos registros são muitas vezes necessários para identificar os problemas, mas, por padrão você deve configurá-lo com um nível mais baixo de detalhe. (Você pode alternar os níveis em tempo de execução, então não se preocupe em ter que parar o servidor.)
Para alterar o nível de detalhe do log, você deve ir na área administrativa do GeServer, na parte das configurações do servidor.
2. Personalize seu servidor
Este item não é considerado de desempenho, mas é tão importante quanto. A fim de tornar Geoserver o mais útil possível, você deve personalizar os metadados do servidor para sua necessidade. Pode ser tentador pular alguns passos de configuração, e colocar o servidor com as configurações padrões no ambiente de produção, mas isto só irá confundir os potenciais utilizadores.
Aqui está uma pequena lista que você deve fazer:
* Preencher os sumários dos serviços WFS, WMS, WCS (estas informações serão transmitidas como parte do retorno da resuiqição GetCapabilities);
* Publicar os seus dados com o seu próprio namespace e uma URI correta;
* Remover as camadas padrão (como topp:states)
3. Configure limites
Certifique-se de que clientes não possam solicitar uma enorme quantidade de recursos do seu servidor. Em especial ao serviço WFS você deve definir o valor máximo de features que ele deve retornar a cada requisição GetFeature. Com o WMS também deve ser definido limites da solicitação, para que nenhum pedido consuma muita memória ou muito tempo.
4. Utilize cache
Caching de tiles WMS é a melhor maneira de aumentar o desempenho. Em cache, os tiles serão salvos, eliminando a necessidade de chamadas redundantes. Existem várias maneiras de criar cache para WMS no Geoserver. GeoWebCache é o método mais simples, e vem embutido no Geoserver. Outra opção é o TileCache, ou você pode ainda utilizar um sistema de caching mais genéricos, como o OSCache ou o Squid.
5. Segurança
O Geoserver por padrão inclui o serviço WFS-T (transacional), que permite aos usuários modificarem seus dados. Se você não quiser que os seus dados sejam alterados, você pode desligar as operações definindo o serviço como Básico, na área administrativa do GeoServer.
Veja mais…
- Melhorando a performance do GeoServer: Dados
- Melhorando a performance do GeoServer: Container
- Melhorando a performance do GeoServer: Java
Fonte: GeoServer Documentation