GeoNode
1. O que é?
GeoNode é um sistema de gerenciamento de conteúdo geoespacial, uma plataforma para gerenciamento e publicação de dados geoespaciais.
Ferramentas de gerenciamento de dados incorporadas ao GeoNode permitem a criação integrada de dados, metadados e visualização de mapas. Cada conjunto de dados no sistema pode ser compartilhado publicamente ou restrito para permitir acesso apenas a usuários específicos. Recursos sociais como perfis de usuários e sistemas de comentários e classificação permitem o desenvolvimento de comunidades em torno de cada plataforma para facilitar o uso, gerenciamento e controle de qualidade dos dados que a instância do GeoNode contém.
Ele também foi projetado para ser uma plataforma flexível que os desenvolvedores de software podem estender, modificar ou integrar para atender aos requisitos em seus próprios aplicativos.
2. A Arquitetura
O GeoNode reúne projetos de software de código aberto maduros e estáveis sob uma interface consistente e fácil de usar, permitindo que usuários não especializados compartilhem dados e criem mapas interativos.
- PostGIS como DBMS
- GeoServer como servidor de mapas OGC
- pyCSW como serviço de catálogo
- MapStore como WebGIS
- Django como portal e infraestrutura
- Celery e RabbitMQ para o processamento assíncrono
3. Segurança
Aproveita a estrutura disponível no Django para oferecer uma segurança através de:
- Usuários
- Grupos
- Permissões
Por padrão todos seus dados são públicos, porém podem ser configurados como restritos ou mesclar entre dados restritos e públicos.
A partir do GeoFence, plugin de segurança do GeoServer é possível granularizar o acesso da seguinte forma:
- Permitir restrições de segurança por regiões (geolocalização)
- Permitir restrições por atributos
E ainda suporta os principais protocolos de autenticação:
- Autenticação básica
- OAuth2/OpenID
- Keycloak
- LDAP
4. Funcionalidades
O GeoNode permite importar conjunto de dados espaciais, documentos e arquivos de mídias, criar mapas temáticos, dashboards e geostories além de gerenciar segurança, permissões e compartilhamento para usuários ou grupos.
Pela interface do mapa é possível pesquisar e adicionar novos catálogos de layers, ordenar e agrupar layers, adicionar widgets, utilizar ferramentas de medidas, criar anotações entre outras funcionalidades.
Ele possui também a capacidade de criar estilos/simbologia para camadas vetoriais e raster, possbilitando que você predefina templates para seus estilos, tudo isso tanto pela interface gráfica como atráves de estilos via código (SLD, GeoCSS).
Você ainda pode criar dadhboards dentro dele, pois fornece uma visão geral para visualizar melhor um contexto de dados específico, além de realizar a análise em dados/camadas envolvidas.
Permite você criar um GeoStory, que é um tipo especial de conteúdo no GeoNode que permite você para criar um conteúdo do tipo narrativa composto por uma mistura de dados geoespaciais e conteúdos de tipo de mídia estática.
Nele você pode compor os conteúdos colocando texto, imagens, vídeo, áudio, mapas e outros conteúdos estáticos em uma página dinâmica o que resultará em uma história narrativa, se tornando uma forma alternativa a um mapa simples e simples de apresentação de conteúdos.
Além disso tudo, possui gerenciamento de metadados, edição e criação de geometrias e fácil edição dos dados tabulares diretamente pela sua interface.
E caso você prefira editar seus dados no QGIS, ele possui um integração com o QGIS através de um plugin.
Caso queira se aprofundar mais no GeoNode, a Geocursos tem um curso completo sobre essa ferramenta, clique aqui pra saber mais.